quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LAGOA DA ONÇA: Modelo em auto-gestão reconhecido pela CAERN

Foto do arquivo de José Alaí de Souza
No dia 26/08/2010 a Associação Comunitária dos Trabalhadores de Lagoa da Onça, no Município de Boa Saúde/RN, em solenidade realizada na comunidade de Lagoa da Onça, recebeu da CAERN – Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte, o reconhecimento como melhor modelo de auto-gestão de sistema simplificado de abastecimento de água, no Rio Grande do Norte.
Segundo técnicos da CAERN "A experiência da comunidade em Lagoa de Onça é positiva porque a Associação dos Trabalhadores já estava estruturada quando o modelo de auto-gestão foi implantado na comunidade. O modelo de auto-gestão repassa para a comunidade o papel de gerenciamento do sistema de abastecimento de água com o acompanhamento da CAERN. O trabalho do presidente da Associação, José Arnaldo da Hora, é referência no município de Boa Saúde. Ele se empenha em gerir bem o sistema, repassado pela CAERN, que trouxe satisfação para todos quando levou água encanada para as 63 casas da comunidade. Além de presidir a Associação, fazendo balanços e relatórios sobre o trabalho de auto-gestão, José Arnaldo também faz o papel de operador, ou seja, faz conserto de vazamentos, ligação de água, leitura dos hidrômetros e tem a responsabilidade de entregar a conta, cobrar dos inadimplentes e em último caso proceder o corte. Ele também mantém um estoque de canos e joelhos, além de ferramentas para os consertos na rede de água”.
O sistema de abastecimento de água de Lagoa da Onça foi implantado em 2006 quando Francisco Valentim da Hora era presidente da Associação. Um convênio firmado entre a Associação e o Programa de Desenvolvimento Solidário do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, no valor de R$ 45.277,74 (quarenta e cinco mil, duzentos e setenta e sete reais e setenta e quatro centavos), tinha como objetivo a construção de 37 cisternas. Com o apoio do Conselho Municipal do FUMAC de Boa Saúde, tendo como presidente José Alai de Souza, o objetivo do referido Convênio foi modificado resultando na implantação do sistema de abastecimento de água que hoje beneficia 63 residências da comunidade. Desde a implantação do sistema que o atual presidente da Associação, José Arnaldo da Hora vem gerenciando o sistema com muita dedicação e zelo. Por isso é justo e merecido reconhecimento do seu trabalho pela CAERN e pela comunidade.