segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA

Com a bênção e a imposição das CINZAS,
inicia-se hoje a quaresma em preparação à Páscoa.

A quaresma é um apelo à conversão e a uma renovação interior.
Inicia-se, também, nesta quarta feira de cinzas, a Campanha da Fraternidade, que tem como tema FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA,
e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra",
A Campanha da Fraternidade faz um alerta sobre a necessidade a cuidar da vida, zelando pela nossa saúde e renovando o compromisso de fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos meios necessários para a garantia da saúde e a preservação da vida.

O cuidado com a saúde é uma exigência fundamental na vida.
Zelar pela saúde não é apenas combater as doenças, mas principalmente evitá-las. A saúde é dom de Deus, mas é também conquista humana.
O zelo pela saúde é responsabilidade de cada pessoa e dever do Estado.
O primeiro passo para que tenhamos uma boa saúde é ter uma alimentação sadia e evitar abusos, que provocam enfermidades.Não basta combater as doenças quando elas aparecem. É preciso aprender a evitá-las.

Todo cidadão tem direito à saúde e ao atendimento necessário
para preservá-la ou defendê-la. Mas na realidade isso não acontece de maneira satisfatória. É nossa missão conhecer nossos direitos e exigir do Estado o cumprimento da sua obrigação.

A Igreja, através da Pastoral da Saúde, busca ser a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização dos doentes numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e
as pessoas adoecidas como um peso para o Estado. Como cristãos e cidadãos, exigimos que nossos direitos sejam respeitados.

Cuidar da vida é zelar pelo dom mais precioso que Deus nos concedeu.
Por isso, é nossa missão amar, defender e proteger a vida.
Além de um atendimento de saúde mais humanizado e melhor atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) a Campanha deste ano quer chamar a atenção da população para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ainda valorizar os agentes das pastorais da saúde que com dedicação trabalham voluntariamente.
Fonte: B. N. Águas