domingo, 29 de setembro de 2013

POR QUE ADUTORA MONSENHOR EXPEDITO?

Fique sabendo porque a adutora que abastece a região Agreste Potiguar, inclusive o município de Boa saúde, foi determinada de Monsenhor Expedito, neste artigo do Jornalista Arlindo Freire portado no facebook.


 


PROFETA DAS ÁGUAS

Nas secas de dois anos consecutivos - 2012-13 estamos com 13 anos do falecimento de Mons. Expedito Sobral de Medeiros - o único homem que de forma determinada, organizada, consciente e decidida teve a disposição de lutar, sem os necessários recursos, em busca de meios para resolver os problemas do semi-árido potiguar e nordestino, mediante o abastecimento de água para as populações.
Foi por esse motivo que ele ficou conhecido e respeitado como o Profeta das Águas, no Rio Grande do Norte, depois de 60 anos com trabalhos de fracassos e vitórias nas paróquias das regiões denominadas Caatingas, desde a seca de 1953, quando esteve, em companhia de outros padres, inclusive Dom Eugênio Sales, na Barragem do Pataxó - Assú-RN, onde um dos trabalhadores solicitou ao então padre Expedito, que fizesse alguma coisa para que eles saíssem da exploração causada pelo barracão fornecedor de alimentos.
A partir daquele momento - teve início a decisão em fazer tudo que fosse possível no combate aos efeitos sociais das secas, especialmente com relação ao fornecimento da água para a vida das famílias situadas nas terras das Caatingas, sem oportunidades de trabalho, higiene, saúde e alimentos que deveriam ser adotadas pelos governantes em atendimenta às necessidades básicas de sobrevivência.
No decorrer dos 46 anos seguintes - Mons. Expedito Medeiros sempre falando, questionando, sorrindo e rezando com os seus paroquianos em torno deste assunto nas igrejas, ruas, casas e reuniões - dava prosseguimento ao seu projeto - aproveitamento das águas para o povo beber em suas residências, nas cidades e vilas sem o abastecimento do líquido.
Com essa determinação - ele perdeu muitas noites de sono, foi menosprezado, traído e abandonado como outros profetas, sem perder a sua confiança em Deus e Nossa Senhora, sergundo a fé e convicção que soube guardar e manter de modo tranquilo e permanente, como homem e sacerdote, desde a sua juventude, apesar das boas condições de vida que teve na família dele - de origem rural, nas serras de São Rafael - hoje município onde foi localizada a maior barragem do RN, após a desapropriação da área ocupada pelas águas pluviométricas que corriam somente para o mar.
Nas quatro a cinco décadas - com o apoio do povo, políticos e autoridades, além dos chamados "fabricantes das secas", o Mons. Expedito conseguiu fazer com que o Governo Estadual de Garibaldi Filho levasse as adutoras de água para o atendimento de numerosos municípios, desde as regiões Agreste, Trairí e Potengi onde ficou marcado um dos maiores acontecimentos em toda história do Rio Grande do Norte, com a denominação de Adutora Mons. Expedito Medeiros - por decreto N. 7.029 - 18 de julho de 1997.
Na prática - isto é a Mensagem deixada pelo Mons. Expedito, como a Profecia das Águas vivida ou realizada até janeiro de 2000 - quando ocorreu a sua morte em Natal-RN, sem a sucessão de outro - para a continuação desse projeto.