segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O que o inferno de Dante reserva aos corruptos?

A genial obra do escritor Dante Alighieri, a divina comédia humana, revela a expiação que afligirá uma série de pecadores. Veja qual flagelo caberá aos corruptos.

Em sua obra a “Divina Comédia”,  o escritor italiano Dante Alighieri modificou o pensamento humano  e alterou, de sobremaneira,  a cultura cristã moderna. E suas descrições acerca do ‘inferno” e do “céu” dominam o inconsciente coletivo da maior parte das pessoas.
Com as alegorias literárias deste gênio pudemos visualizar um cenário nebuloso e temido: o inferno. A própria noção de que o inferno é cheio de fogo e piche ardente vem da mente deste brilhante escritor. E sua obra ficou mais popularmente conhecida como o “inferno de Dante”.
Em linhas gerais, “A Divina Comédia” descreve uma viagem de Dante através do inferno, purgatório e paraíso. Sem nos esterdemos muito, e não é este o objetivo do ensaio, o inferno está dividido em nove ciclos; que por sua vez estão dividos em fossos.
Cada ciclo e seus fossos correspondentes são destinados a um tipo de pecado específico e com uma forma diferente de expiaçao (puniçao da culpa).  Assim, da leitura desta obra percebe-se que o ciclo destinado aos corruptos é o oitavo.
Neste, o Inferno chama-se Malebolge (fraude) e é descrito como sendo todo em pedra da cor do erro, assim como a muralha que o cerca. Aqui estão os fraudulentos. O Malebolge, por sua vez,  está dividido em dez fossos(ou Bolgias).
O Quinto Fosso é o local destinado àqueles que desviaram o dinheiro público deixando às populações sem atendimento médico, merenda escolar e saneamento básico, dentre outros. É a Vala dos corruptos. Nela os corruptos estão submergidos em um piche fervente; os que tentam ficar com a cabeça acima do caldo são atingidos por flechas atiradas por demônios.
Em vida, os corruptos tiraram proveito da confiança que a sociedade depositava neles; no inferno estão submersos em caldos, escondidos, pois suas negociações eram feitas às escondidas. Um ótima perspectiva para àqueles que assassinaram gerações com seus atos ímprobos.

A vida e obra de Dante Alighieri
dante

Dante nasceu em Florença em 1º de junho de 1265 e faleceu em Rávena no dia 14 de setembro de 1321. Foi um  escritor, poeta e político italiano. Sendo considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta (“o sumo poeta”).
As crenças populares cristãs adaptaram muito do conceito de Dante sobre o inferno, o purgatório e o paraíso, como por exemplo o fato de cada pecado merecer uma punição distinta no inferno.
O poema chama-se “Comédia” não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso). Era esse o sentido original da palavra Comédia, em contraste com a Tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens.
Extraído do Blog O BARRENSE